QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

quarta-feira, 16 de março de 2011

SALMOS 128





"BEM-AVENTURADO
aquele que teme ao SENHOR
e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos;
feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera
aos lados da tua casa; os teus filhos como
plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem
que teme ao SENHOR.
O SENHOR te abençoará desde Sião,
e tu verás o bem de Jerusalém
em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos,
e a paz sobre Israel.".
(Salmos 128:01:06).


INTRODUÇÃO:




- Este salmo é chamado de oração de casamento, porque freqüentemente é cantado nos casamentos dos israelitas.

- O salmista afirmou que a boa vida familiar é uma recompensa por seguir a Deus.

- Entre as coisas valorizadas pela Palavra de Deus estão o amor, o serviço, a honestidade, a integridade e a oração.

- Esses ingredientes ajudam todos os relacionamentos, e são especialmente vitais para a família.




- Sua vida familiar é uma bênção ou encontra-se enferma?

- Ler e obedecer à Palavra de Deus é uma maneira de começar a fazer de sua família tudo o que deveria ser.

JESUS É A VERDADEIRA CABEÇA DO LAR:




“BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.”. (Salmos 128:01).


- Aquele que se submete ao SENHOR andando no seu caminho, terá sobre a sua família as BEM-AVENTURANÇAS do SENHOR, pois toda sua família estará submetendo-se a Ele.

- Se o marido submete-se ao pecado, toda a sua família está comprometida juntamente com ele, pois pesa sobre ele as decisões da família.

- Ao decidir pelo pecado, as bem-aventuranças não estarão sobre a sua família, pois ele é o líder da casa, mas ao decidir submeter-se a Cristo, a bênção do SENHOR alcança todo o seu lar, desde que ele realmente tenha Cristo como a “sua cabeça”.




“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.”. (Efésios 05:23).

- Quando a Bíblia afirma que o marido é a “cabeça da esposa” não indica o controle ou a supremacia do homem sobre a mulher, e sim que ele é a sua fonte.

- Pelo fato do homem ter sido criado primeiro, a existência da mulher deriva do homem, assim como o homem de Cristo, e Cristo de Deus. “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.”. (1º Coríntios 11:03).




- Deus não criou o homem superior a mulher; criou um modo para que o marido e a esposa trabalhassem juntos.

- Jesus Cristo embora igual a Deus, o Pai, submeteu-se a Ele para executar o plano da salvação.

- Da mesma forma, embora igual ao homem, que é inferior a Deus, a esposa deve submeter-se a seu marido por causa de seu casamento e de sua família.

- A submissão entre iguais é feita por escolha própria, e não por força.




- Sendo assim, a verdadeira cabeça do lar é Deus quando fazemos a vontade Dele; sendo Ele a nossa cabeça, nosso lar funcionará harmoniosamente bem.

DEUS RECOMPENSARÁ SUA DEVOÇÃO COM A PAZ INTERIOR:


(meditando na Palavra de Deus)

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna.”. (Isaías 26:03,04).

- Esta é uma promessa fantástica da Palavra de Deus! Ser conservado em paz significa não se desgastar interiormente diante dos problemas.

- Justamente nos dias em que tanto se fala sobre angustia, estresse, depressão e síndrome do pânico, encontrar um meio divino de se conservar em paz é algo por demais valioso.




- Deus é um lugar de abrigo e refúgio para sua família.

- Nada poderá trazer mais paz interior ao homem, do que ter a certeza que sua família se refugia e se abriga no Senhor.

- Note ainda que o versículo fala acerca de confiança e de uma mente firme, o que indica convicção.

- Esta promessa não significa deixar de ter problemas, e sim ter paz independentemente das circunstâncias à nossa volta.

- Pior do que as circunstâncias difíceis do lado de fora é ter um coração perturbado do lado de dentro.

- Mesmo antes das circunstâncias se resolverem externamente, precisamos de nosso interior em paz.

- Do contrário, sequer conseguiremos lutar da forma devida: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.”. (Provérbios 24:10).




- Quando você se encontra em meio a lutas e adversidades, seu verdadeiro problema não é o que acontece à sua volta, e sim a maneira como você é afetado no íntimo.

- A instrução bíblica nunca está voltada ao aspecto exterior, e sim em como reagir interiormente.

- Nossa força não vem de fora, não vem das circunstâncias. Nossa força vem de dentro!


(tranquilo como água de poço)

- Veja o que Deus disse por boca do profeta Isaías: “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.”. (Isaías 30:15).

- Aleluia! Na tranqüilidade e na confiança está a nossa força.

CONCLUSÃO:




“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 04:06,07).

- A responsabilidade de não estar inquieto (outras versões bíblicas usam o termo ansioso em lugar de inquieto) é nossa. É uma ordem de Deus para nós.

- Quando decidimos não nos entregar à ansiedade e aos receios Deus fará a parte dele: “e a paz de Deus… guardará os vossos corações”.

- Precisamos entender que tudo começa com uma atitude interior nossa, e só depois é que Deus cumprirá a parte dele. Para não andar ansioso, não basta apenas você decidir isto, é preciso uma intervenção de Deus.

- Mas esta intervenção, por sua vez, só acontece depois de fazermos nossa parte e esperar nele.

- Isto é o que Deus, por boca do profeta Isaías chamou de manter a mente firme no Senhor.




- Mantenha a sua mente firme no SENHOR, pois: “BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.”. (Salmos 128:01).

- Que o Senhor o ajude a se exercitar em fé a ponto de ser conservado tu e a tua família em paz!

- Deus abençoe a tua família em nome de Jesus Cristo!


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM".

*

Um comentário:

  1. Olá, Pregador!

    Estava meio angustiada, tentando buscar uma resposta para tanto desânimo; abri o google e, ao acaso, escrevi "salmo 128"... Vim parar aqui. E quero te dizer que um entusiasmo incomum apoderou-se de mim, principalmente neste trecho:

    "- Quando decidimos não nos entregar à ansiedade e aos receios Deus fará a parte dele: “e a paz de Deus… guardará os vossos corações”.

    Pode crer que você é um iluminado... Desejo que o que escreve alcance mais pessoas que, como eu, devem estar passando por alguma crise inexplicável, pois tenho fé, muita fé... E ela me trouxe até você.

    DEUS TE ABENÇOE!

    Céu Arder

    ResponderExcluir